segunda-feira, 6 de março de 2017

Proteger a pele do envelhecimento


A importância do uso do Protector Solar.
Ao atingir a nossa pele, os raios UV (ultravioleta) penetram profundamente, desencadeando reações imediatas como queimaduras solares. Provocam também as chamadas reações tardias, devido ao efeito cumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao cancro de pele.
Se não quer pensar no cancro de pele, pense pelo menos no envelhecimento que os UV causam na mesma.
 Ao longo dos anos, a pele, como os demais órgãos do corpo, sofre alterações e envelhece, levando á perda de elasticidade, luminosidade, rugas e flacidez. Mas não é só o envelhecimento cronológico que muda a aparência da pele. Estudos comprovam que grande parte do envelhecimento da pele é causado por factores externos como o stress, fumo, falta de sono e a radiação solar, que influenciam e aceleram o seu envelhecimento, fazendo com que o seu aspecto seja alterado mais cedo, com o surgimento de manchas, aspereza, rugas e outros sinais do envelhecimento precoce. Principalmente as mulheres reclamam das rugas, mas não sabem que uma simples atitude pode evitar essas marcas indesejáveis, principalmente no rosto: o uso diário de protector solar.

A radiação do sol é a maior causadora de rugas porque destrói as fibras de colágeno da pele e, por isso, o uso do protector solar é o meio mais eficaz de prevenção.
Quanto antes começarmos a usar, melhor, pois é a partir dos 30 anos de idade que o desempenho biológico começa a declinar.
O que são as radiações UVA e UVB?
A radiação UVA é constante durante todo o ano e atinge a pele quase que da mesma forma, tanto no inverno como no verão. Os raios UVA penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele (fotoenvelhecimento) Essa radiação também tem uma participação em alergias, e predispõe a pele ao surgimento do cancro. Os raios UVA também estão presentes nas câmaras de bronzeamento artificial (solários), inclusive em doses mais altas do que a radiação solar, pelo que se tornam extremamente perigosos.
A radiação UVB, tem a sua incidência muito aumentada no verão, especialmente no período das 11 às 15 h. Os raios UVB penetram superficialmente causando queimaduras solares, sendo a principal fonte das alterações celulares causadoras do cancro de pele. A radiação UVB é parcialmente absorvida pela camada atmosférica da terra e a parte que chega a terra é responsável por danos à pele. Esse tipo de raio é menos perceptível e às vezes as pessoas pensam que só porque não ficaram vermelhas não foram prejudicadas, mas o raio UVB colabora também bastante para o envelhecimento da pele.
Os raios solares não tiram férias nem nas épocas mais frias, tornando o uso do protetor solar, necessário. No inverno, o sol está lá, mesmo que não se veja. Mesmo que ocorra a diminuição dos raios UVB (um dos causadores do cancro de pele), responsáveis pelas queimaduras solares, os raios UVA continuam a penetrar na pele, podendo causar problemas como lesões pré-malignas, envelhecimento, perda da elasticidade, manchas na pele e rugas finas. Até na neve há uma grande incidência dos raios UVA.
Por isso, engana-se quem pensa que o protetor solar só é importante nas férias de verão. Na realidade, o ideal é usá-lo todos os dias, independente da estação do ano.
Para nos protegermos dos efeitos nocivos dos raios UV devemos tomar alguns cuidados: No verão, evitar exposição solar das 11 às 15 h, usar chapéus, usar óculos de sol. Durante todo o ano e o principal, a aplicação do protector solar nas zonas expostas. Este actua como uma barreira química que absorve os raios UV, impedindo que eles danifiquem a nossa pele. Os protectores que formam uma camada opaca sobre a pele, actuam também como uma barreira física, refletindo a luz solar.
Ao comprar um protetor solar devemos ter em conta se o produto oferece proteção UVA, UVB e um alto FPS (fator de proteção solar), de pelo menos 30. O ideal é aplicar o protector solar em áreas expostas, três vezes ao dia, em todas as estações do ano.
Eu recomendo o FPS 50. Nunca é demais prevenir!
O Face Guard da Janssen cosmetics é sem dúvida a minha escolha. Excelente!


Referências
Drª Carla Góes

Sem comentários:

Enviar um comentário